Um trabalho em equipe uniu alunos dos cursos de Design Gráfico e Pedagogia da UniFCV para um grande desafio! Sob a orientação da profª Renata Oliveira dos Santos, que ministra as disciplinas de Filosofia da Educação e Semiótica, eles criaram uma exposição pedagógica hipotética, a partir do conto machadiano “O conto de Escola”.

A professora explica que “ambos os cursos teriam O Conto de Escola e os debates desenvolvidos em sala de aula como base teórica, enquanto a prática deveria ser desenvolvida a partir do conhecimento e saberes projetados pelas alunas de Pedagogia que seriam as clientes dos alunos do curso de Design Gráfico para uma hipotética exposição sobre a obra”.

Impossibilitados de se reunirem presencialmente devido ao contexto de pandemia, os alunos conversaram via redes sociais e chamadas de vídeo para conceber a ideia do projeto. Assim, ao longo do segundo semestre de 2020, juntos, os grupos puderam produzir as peças necessárias para a divulgação da exposição pedagógica fictícia.

O resultado final foi a apresentação de um pequeno portfólio, por meio do qual todos puderam apresentar suas ideias e as peças produzidas. Mesmo em tempos de ensino remoto emergencial, foi possível desenvolver um trabalho muito bonito e educativo. Para a professora Renata, que esteve a frente do projeto, “o resultado foi gratificante, pois a participação foi de 100% de ambas as turmas e os projetos ficaram maravilhosos repletos de sentido e significado. Vale ressaltar a autonomia e o apoio dada a professora, tanto pela Coordenadora Elaine do curso de Pedagogia, quanto do Coordenador André, de Design Gráfico, para a realização da atividade”, destacou.