SOEP – Serviço de Orientação Educacional e Profissional

Programas

Os programas de assessoria e atendimento ao estudante a que se refere esta proposta são prestados pelo Serviço de Orientação Educacional e Profissional – SOEP. Tal serviço possui como objetivo central melhor aparelhar o educando em seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, através de programas específicos e formatados em harmonia com o projeto pedagógico da UniFCV. Estes programas buscam o atendimento integral ao aluno, em ações que oferecem desde um adequado suporte psicoemocional, mediante atendimentos e atividades de orientação e aconselhamento psicológicos prestados por profissional de Psicologia, até ações de desenvolvimento e orientação de carreiras, através de treinamentos em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, análise de mercado de trabalho e ações de proximidade com as vagas ofertadas e identificadas no mercado.

 

Projeto Aconselhamento 

O projeto visa disponibilizar um local de fala para os alunos, onde terão aconselhamento pedagógico e psicológico. O primeiro, busca estabelecer orientações e práticas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. O segundo, por sua vez, visa contribuir para a identificação e auxílio frente aos sofrimentos psicológicos. Ambas propostas irão estipular estratégias em comum, apresentando resultados que impactam na qualidade de vida e consequentemente no bem-estar social.

Para agendar encontros, basta encaminhar uma mensagem para: [email protected]

 

O Serviço de Orientação Educacional e Profissional da UniFCV

Estes programas têm o intuito de auxiliar o aluno em sua trajetória acadêmica e em suas metas profissionais, presta informações sobre políticas e procedimentos acadêmicos, além de subsidiá-lo no suporte emocional necessário ao enfrentamento das dificuldades profissionais e pessoais inerentes à vida cotidiana.

 

Programas de Suporte e Desenvolvimento Psicossocial

Programas de atenção e desenvolvimento psicossocial, executados através de atendimentos individuais e atividades em grupo, nos modelos das técnicas de orientação e aconselhamento psicológicos e psicoterapia breve, no afã de fornecer ao educando seguro alicerce para o crescimento pessoal e superação das adversidades.

 

Programa de Desenvolvimento e Orientação de Carreiras

Coerente com a atual fase das relações de produção e mercado de trabalho, o SOEP fornece um conjunto articulado de ações que objetivam melhor fundamentar o acadêmico em sua formação profissional. Para tanto, são ofertados treinamentos em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, os quais visam promover o desenvolvimento vertical das carreiras e a consecução otimizada de vagas no mercado de trabalho. Os principais temas dos treinamentos são: Motivação, Liderança, Trabalhos em Equipe, Processos Seletivos (entrevistas e dinâmicas) e Ética Profissional.

 

AÇÕES DE SISTEMATIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES

O SOEP é responsável pela sistematização de informações aos acadêmicos. Recebe, encaminha aos setores competentes e dá retorno ao aluno sobre suas solicitações. Diretrizes, normas e procedimentos, Portarias, Resoluções, notícias sobre palestras, oportunidades de estágios e convites diversos são divulgados no site da Faculdade, ao qual cada aluno tem acesso mediante login e senha individuais. As informações também são divulgadas nos painéis ou no quadro de aviso oficial da Faculdade, após autorização do SOEP, que também é responsável pela atualização da comunicação.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Serviço de Orientação Educacional e Profissional, SOEP, constitui uma das mais enfáticas manifestações do posicionamento pedagógico, profissional e ético da Faculdade Cidade Verde. Absolutamente coerente com a proposição institucional de oferta de ensino especializado e diferenciado, constitui, para o aluno, o conjunto de ações educativas e formativas complementares e fortalecedoras do projeto pedagógico. A UniFCV entende que a formação técnica deve necessariamente caminhar paralela ao crescimento profissional e pessoal, sendo o SOEP o conjunto de ferramentas capazes de responder às exigências da contemporaneidade de formação e desenvolvimento. Neste contexto, a proposta de educação que aqui se apresenta constitui expressão da responsabilidade institucional de ofertar um serviço diferenciado e especializado, capaz de fazer frente às demandas sociais e profissionais do desenvolvimento deste século. Aqui, para além dos modismos em voga, o conceito de Responsabilidade Social se agiganta e toma contornos mais claros. Promover o desenvolvimento do educando segundo as diretrizes aqui defendidas configura o exercício de uma postura educacional comprometida com a evolução do aluno e a repercussão desta postura na formação da sociedade. Assim, é esperando que o SOEP promova o fortalecimento da evolução pedagógica, possibilitando ao aluno o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.