Não basta voltas às aulas, é preciso acolher e orientar os alunos e colaboradores, mas isso a UniFCV sabe fazer bem. Por isso que estamos preparados para te ouvir com o retorno do projeto aconselhamento, agora focado em trabalhar o que aprendemos no período de isolamento e lidar com as incertezas e ansiedades que ele nos trouxe.

O período de isolamento foi extremamente necessário, mas nem um pouco fácil. Foi preciso ouvir o nosso interior, lidar com a incerteza do futuro e o medo que ele nos causou por diversas vezes, tais fatores são a chave para o adoecimento psíquico. Neste começo de ano, com a retomada das aulas presenciais, torna-se indispensável uma escuta especializada para nos guiar e ajudar a nos readaptarmos às rotinas do passado.

A intenção do projeto é realizar um acolhimento socioemocianal, com três encontros em grupo, sendo esses grupos de até seis pessoas. O objetivo é desenvolver a capacidade de identificar os sentimentos e os afetos no decorrer do ciclo da vida, além de discorrer outros temas, como as dificuldades inerentes ao sofrimento psíquico, práticas para promover saúde e autocuidado e proporcionar experiências saudáveis e positivos de enfrentamento das situações de crise.

E as ações do projeto aconselhamento não ficam só com os encontros. Durante o ano, materiais informativos serão desenvolvidos, tanto para alunos como para professores, passando dicas e sugestões de como lidar com as demandas de saúde mental, tudo com o objetivo de promover o nosso autoconhecimento e bem-estar.