Luiz Henrique Paloschi foi da primeira turma de Ciências Econômicas da UniFCV e agora conquista esse importante título

O título de doutor é um dos maiores graus acadêmicos que um pesquisador pode obter durante sua jornada acadêmica. Desenvolver a tese envolve muito tempo e pesquisa. No caso do novo doutor da UniFCV, professor Luiz Henrique Paloschi, o trabalho foi de aproximadamente 2 anos de pesquisa, análise e escrita, sobre o desenvolvimento rural e o preço da terra no Brasil. Durante esses anos, o professor, agora doutor, construiu um índice de desenvolvimento rural para todas as 557 microrregiões brasileiras em 2006 e 2017.

“Foi um trabalho de aproximadamente 2 anos de pesquisa, análises e redação. Na verdade, a tese é composta por 3 ensaios inéditos que se relacionam pelo tema central da tese, que é desenvolvimento rural e preço da terra. Coletei dados principalmente nos últimos dois censos agropecuários do IBGE (2006 e 2017), mas trabalhei na tese toda com mais de 40 variáveis e diferentes métodos estatísticos para conseguir extrair as informações necessárias”, explica o doutor.

De acordo com Luiz, um dos pontos mais importantes da tese foi justamente a elaboração desse índice, no qual foram utilizadas 25 variáveis diferentes para cada microrregião nos dois anos de análise. Essa criação pode ser utilizada para identificar quais regiões do país são mais ou menos desenvolvidas, possibilitando ações públicas contra a desigualdade: “Meu índice pode servir de base para identificação de regiões menos desenvolvidas e, quem sabe, orientar políticas públicas que pretendam reduzir as desigualdades, elevar as oportunidades e melhorar a condição de vida das populações rurais”, comenta Luiz.

O coordenador do curso de Economia, Alex Alves, celebra essa vitória como uma prova de que uma das maiores virtudes da UniFCV é o seu corpo docente: “O curso de Ciências Econômicas da UniFCV tem como destaques a formação profissional e o apoio à pesquisa científica. Fato é que a maioria de nossos egressos ocupam cargos de destaque nas empresas e instituições. Ainda, diversos ingressam nos programas de especialização, mestrado e doutorado, mantendo a tradição e valorização do curso. Com a conquista do título de Doutor pelo professor Luiz Henrique Paloschi, podemos afirmar que a nossa instituição forma excelentes profissionais, afinal, ele é um exemplo de aluno egresso que atua na área da docência e tem grande significância na área da pesquisa. Parabéns Dr. Luiz Paloschi e desejamos sucesso em sua jornada rumo ao conhecimento”, concluí o coordenador.