De acordo com Jussara a vida digital surge como instrumento capaz de promover, mas também de violar os direitos humanos.

Aconteceu na última sexta-feira, 21, o projeto Academia Jurídica do curso de Direito da UniFCV, que tem como base o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Isso porque está vinculado à realização das atividades executadas nas disciplinas do Projeto Integrador Multidisciplinar – PIM I, III e V, além da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Nessa terceira edição, o evento trouxe a palestrante Jussara Schmitt Sandri, que abordou o tema Direitos humanos e a vida digital: “discutimos como a evolução tecnológica vem afetando a vida das pessoas, interferindo no seu contexto social e na forma como as relações sociais vem sendo profundamente transformadas.”

As faces da tecnologia

Os dois lados da tecnologia foram apresentados e esclarecidos por Jussara, que afirmou que ao mesmo tempo que a vida digital contribui para uma melhora na experiência das pessoas, por outro lado, apresenta uma gama de riscos, cujas situações podem se consolidar em uma fração de segundos, atingindo proporções globais em instantes.

A importância desse assunto ser discutido atualmente é justificado pelo fato de que, por conta da pandemia, nunca estivemos tão conectados e ligados à tecnologia e suas ferramentas. Todos os dias estamos on-line, seja nas redes sociais ou em uma reunião nas plataformas de conferência, e, com isso, diariamente sentimos os impactos.

De acordo com Jussara: “a vida digital surge como instrumento capaz de promover, mas também de violar os direitos humanos”, pois, assim como na vida real, na internet as pessoas também cometem crimes.

Além disso, ela também comentou sobre a existência das LGPD (Leis Gerais de Proteção de Dados) que se espalhou e ficou mais conhecida devido a tantos eventos on-line.

A Academia Jurídica contou também com espaço de debate e apresentação dos artigos e projetos já elaborados pelos alunos e aprovados pelo orientador.

Esse evento é importante, pois é através dele que os alunos mostram para a comunidade interna e externa os estudos e atividades desenvolvidas, principalmente os bens e serviços decorrentes do trabalho de extensão.