Este ano o tema foi: “Experiências pedagógicas em tempos de inovação” e contou com 13 palestrantes nacionais e internacionais. 

O III Congresso de Educação e Desenvolvimento Social ocorreu de maneira totalmente online, entre os dias 25 e 28 de abril, contando com palestrantes do Brasil, Argentina, França e Japão, que se uniram para debater, junto com profissionais da educação, gestores, professores e estudantes, sobre os desafios da educação, e como inovar neste cenário. 

De acordo com o palestrante Marcos Cordioli, a inovação pode vir a partir do momento que o professor atualiza sua aula, seja pela atender as necessidades dos alunos ou a sua própria: “Inovação é uma decisão. Quando o professor está fazendo alguma coisa em sala de aula que ele não está satisfeito, ou porque ele não gosta da forma como está fazendo, e entende que seus estudantes também não estão aprendendo na proporção que ele queria, é aí que toma a decisão de mudar. Inovação segue sempre por esse caminho. Aquele momento em que o professor resolve fazer diferente, para poder atender a sua necessidade, para poder atender às necessidades dos estudantes ou para conseguir ter um resultado bem melhor do que ele vinha fazendo”, afirma o palestrante. 

A tecnologia na educação é uma pauta em alta. Metodologias ativas, aulas interativas e até mesmo a aula online, que ficou muito comum durante o período pandêmico, contudo, para a professora do colégio Axia, Juliana Montenegro, a tecnologia é de grande importância, porém não podemos esquecer o principal, o aluno: “Bom, para mim inovar na educação é olhar o aluno como o protagonista. O protagonista do processo ensino-aprendizagem. Começa por aí. Claro que existem muitos elementos, quando a gente pensa em inovação, a gente pensa em tecnologia e o uso da tecnologia, que é tão peculiar ao universo do aluno, independente do segmento. A educação básica, do ensino superior, a tecnologia, faz parte da nossa vida. Então, inovação também é se apropriar dessas tecnologias, que são tão inerentes ao cotidiano das pessoas hoje e usar como uma força tarefa no processo ensino aprendizagem”, comenta a palestrante. 

Também é importante ter em mente que de nada adianta focar em metodologias e técnicas e esquecer do professor, peça vital para o processo de ensino e aprendizagem. “Uma escola inovadora é uma escola que tem um professor com formação, metodologias ativas e o aluno com desejo de aprender. metodologias ativas e o aluno com desejo de aprender. Essa escola com certeza colocará o aluno como protagonista e o aprendizado irá acontecer, finaliza o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri. 

Os quatro dias do Congresso de Educação estão disponíveis no canal do UniCV e podem ser assistidos a qualquer momento.