O evento Ciclo de Palestras Variação Linguística: Crenças e Atitudes Linguística no Ensino da Língua Portuguesa, foi realizado de forma online para os estudantes de cursos de graduação em Letras e estudantes de demais licenciaturas, gestão e tecnólogo na modalidade EAD.

O encontro foi ministrado pela professora Lúcia Cyranka, que buscou prover conhecimento Sociolinguístico aos estudantes e verificar as atuações dessa teoria e apresentar à todos as concepções gerais dela. 

A teoria de base deste projeto de ensino tem como premissa o combate a uma variedade prestigiada que tem apresentado a função de cercear os sujeitos falantes em suas práticas sociais. Nesse sentido, o estudo proposto, neste projeto, à luz da sociolinguística educacional, propõe uma pedagogia da variação linguística com vistas ao combate ao preconceito linguístico, o qual, muito possivelmente, se caracteriza como o “braço direito” do preconceito social. Dessa forma, este projeto pode contribuir com a redução das desigualdades sociais, uma vez que é pela língua que o homem age no e com o mundo que o cerca. 

O evento foi transmitido no canal do youtube da UniCV e pode ser assistido na íntegra.