A pesquisa foi realizada pelo professor Eduardo Chierrito em parceria com outras três pesquisadoras.

O trabalho foi apresentado na 6ª Conferência Internacional de Salutogénese, que foi realizada, de forma remota, em Girona – Espanha. No trabalho, os pesquisadores analisaram as hortas comunitárias de Maringá com o recorte da psicologia ambiental, buscando entender como as relações pessoas/ambiente nesses espaços podem promover saúde mental. 

“Essa pesquisa foi realizada com a proposta de entender as relações pessoa/ambiente nos contextos de hortas comunitárias, e como elas podem promover saúde e saúde mental. O trabalho acaba sendo um recorte de uma pesquisa maior que nós fizemos, e tem por intuito demonstrar o impacto que essa iniciativa da política pública traz para as pessoas, principalmente no que diz respeito ao vínculo de pertencimento”, afirma o pesquisador e professor da UniFCV, Eduardo Chierrito. 

“Nós participamos pela possibilidade online de estarmos  presentes. O congresso é um dos mais importantes quando a gente fala de salutogênese, que seria essa proposta de promoção da saúde.” afirma o professor Eduardo, que ressalta também a importância do trabalho: “foi uma das pesquisas mais importantes que eu fiz até o momento. Creio que uma das mais importantes do nosso grupo de pesquisa também”. 

O artigo pode ser conferido na íntegra por meio deste link