Semana de Psicologia da UniFCV debate saúde mental e situações de emergência

Com a pandemia do Covid-19, saúde tornou-se um tema recorrente nos jornais e conversas do cotidiano, não só a física, falando de sintomas, tratamentos e afins, mas também a saúde mental, que ganhou um espaço de debate, muito em relação ao isolamento social, ansiedade e depressão. É aproveitando o destaque desse tema que a Semana de Psicologia de 2020 chama-se Saúde Mental e Situações de Emergência.

As palestras foram feitas de forma remota, pelo Google Meet, dos dias 27 a 29 de outubro e contou com diversas palestras de profissionais da psicologia e até mesmo apresentação cultural que formaram várias mesas redondas e oficinas especiais.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da UniFCV, Michelle Santos, o assunto é mais do que pertinente, tendo em vista todas as mudanças de rotina e de estudos pelas quais os alunos e o país passaram nos últimos meses: “A intervenção em saúde mental no contexto universitário é primordial, principalmente nestes tempos de pandemia. Novas modalidades de ensino, horários, formatos e mudanças de rotina impactaram diretamente as pessoas e suas vidas. Há de se abrir espaço para suporte e acompanhamento desses sujeitos, em que possam compartilhar experiências, situações, relatarem dificuldades e juntos/as pensarem em diferentes soluções. É preciso desconstruir a concepção de que não podemos pedir ajuda, principalmente com jovens no contexto acadêmico em que a competitividade se faz tão presente”.

A semana de Psicologia oportunizou e produção de sentidos às práxis da Psicologia e do ser acadêmico e profissional desta área e possibilitou a construção de saberes críticos, históricos, sociais e plurais, indispensáveis para o exercício de uma vocação tão humana como a do psicólogo na sociedade.