A professora da UniFCV, Renata Oliveira dos Santos, criou um Clube de Documentários com o propósito de criar um canal próprio para debate entre os alunos e alunas do curso de Psicologia. Assim, os estudantes são capazes de promover uma discussão sobre diferentes assuntos e temáticas tratado em alguns documentários. A professora Renata explica que “o projeto, chamado de Clube de Documentários, surgiu da necessidade de dar continuidade às discussões que aconteciam nas aulas”.

Renata destaca também que “muitas vezes, como professora, percebo que os alunos desejam se expressar durante as aulas e, como o momento às vezes é muito restrito, acabam por não dizer ou não questionar algo o que os incomoda. Neste sentido, é que ao propor essa atividade, a ideia sempre foi proporcionar uma extensão da sala de aula, porém com o auxílio de outros recursos didáticos”.

Ao todo, o projeto contou com 6 encontros ao longo do segundo semestre de 2020. As reuniões aconteceram aos sábados, via Google Meet, com aproximadamente duas horas de duração.

Para a professora o resultado final foi muito positivo, “pois acredito que o diálogo e o debate são essenciais para qualquer tipo de formação profissional, assim como humana. Dessa forma, quanto mais oportunidades de conversarmos tivermos, mais seremos capazes de desconstruir preconceitos”, concluiu.

Os Documentários debatidos foram:

• O perigo da História única
  • O silêncio dos Homens
  • O Dilema das redes
  • O Holocausto Brasileiro
  • Atleta A
  • O Menino 23

Todos os documentários podem ser encontrado tanto na plataforma do Youtube quanto Netflix.

Psicologia

O Curso Superior de Psicologia, forma profissionais aptos ao trabalho, de forma crítica e reflexiva. Além de uma formação baseada em diferentes perspectivas teóricas, técnicas e instrumentais capacitando os graduados a realizar diagnósticos, análises, laudos e intervenções nos processos psicológicos, visando a prevenção, o tratamento e a promoção da saúde mental. Inscreva-se!