Durante 2020 ouvimos, até a exaustão, que era preciso se reinventar e transformar alguma habilidade num ganha pão. Só que no papel é tudo perfeito, não é mesmo? Quando chega a hora de colocar a mão na massa nos deparamos com a primeira barreira: “como sair da informalidade?”.

Antes de começar é importante responder por que sair da informalidade. Quando a empresa não possui um cadastro formal, sem CNPJ o seu crescimento fica limitado, você corre risco de receber multas, ter seu material confiscado e até mesmo ser impedido de exercer sua atividade.

O 1º passo

Para começar você deve abrir um CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ele é a certidão de nascimento da sua carreira empreendedora, e serve para a Receita Federal diferenciar as pessoas físicas das jurídicas.

Para abrir um CNPJ, você precisa procurar uma empresa de contabilidade, ou então dar um pulo no NAF, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da UniFCV, que presta auxílio em questões do gênero. O Núcleo fica localizado na avenida João Paulino Vieira Filho Nº 625 sala 2 e funciona com horário agendado, basta ligar em (44) 3028-4416 e marcar seu horário.

Depois disso, existem alguns passos, como fazer um registro na Junta Comercial, conseguir um alvará, realizar a Inscrição Estadual e algumas outras etapas, todas essas questões serão explicadas com detalhes pelo escritório de contabilidade que você contratar.

Pesquise, pesquise e pesquise

É preciso ler muito para tirar o seu projeto do papel, estude finanças para não começar no vermelho, analise a concorrência, o que as pessoas do seu setor fazem? Investem no marketing digital? Como são os preços? Quais são os diferenciais? Devemos entender muito bem os nossos concorrentes até mesmo para saber como prosseguir com o nosso negócio.

Para aqueles que estão inseguros, nós também oferecemos ajuda! A UniFCV é uma Instituição que acredita na força motriz que é o ímpeto dos empreendedores, por isso convidamos vocês para conhecerem o Projeto Esperançar, uma ação do nosso espaço de criação e ideação: o Smart Space.

Projeto Esperançar

A ideia do projeto surgiu no início da pandemia e tinha como objetivo divulgar os empreendimentos dos nossos alunos como uma forma de dar visibilidade para o pequeno empresário e incentivá-lo a continuar nesse caminho.  Contudo, com a chegada de 2021 e a permanência da pandemia, nós enxergamos a necessidade de expandir.

Agora, além das divulgações, o Projeto Esperançar oferecerá encontros temáticos para os alunos da UniFCV e para a comunidade externa. O primeiro encontro será no fim de maio e  o tema será planejamento, como o aluno faz para investir, comprar, planejar, divulgar e as formas de distribuição.

Para participar fique atento no nosso site, pois em breve postaremos a data desse evento gratuito. Não perca!