O recurso foi desenvolvido durante o PIM – projeto Integrador Multidisciplinar e apresentou novas possibilidades para os alunos

Um dos maiores desafios da educação infantil é prender a atenção da criança, os pequenos se distraem com facilidade e fica a cargo do professor criar e executar práticas lúdicas e didáticas e que, muitas vezes, exigem uma participação ativa dos alunos para que esses absorvam o assunto de maneira correta. Uma boa ideia de atividade diferente são os pacotes de estímulos.

O Pacote de Estímulos foi fruto das disciplinas de Recursos Didáticos – Educação Infantil, Alfabetização e Psicologia do Desenvolvimento Infantil, das professoras Cicília Rodrigues Monteiro e Ana Roberta Araújo, essa que comentou sobre a origem do processo: “A ideia do projeto foi trabalhar com a metodologia do estilo composto, do pacote de drama, que nada mais é do que uma metodologia do teatro. A ideia é desenvolver a dramatização com uma caixa e um conjunto de estímulos com objetos, textos, imagens e tudo mais, para se criar narrativas. Mas por que não adaptá-la para a pedagogia? A proposta basicamente é a mesma, a diferença é que não iremos traçar um processo dramático com a caixa. Uma das alunos por exemplo fez sobre a natureza e a importância dela, a caixa foi toda temática e dentro, além de vários objetos, tinha uma carta como se a mãe natureza tivesse escrito. O objeto seria enterrado num canto do jardim a fim de criar uma caça ao tesouro visando explicar o que é a natureza, como cuidar, a importância de se preservar e etc”, afirma a professora da UniFCV, e Ana Roberta Araújo.

A professora ainda pontua que assim como qualquer recurso didático é necessário ter um objetivo ao utilizá-lo, ou seja, não basta criar a caixa, é preciso analisar as ideias, traçar os objetivos, sejam eles criar uma narrativa lúdica para explicar um evento histórico, ou até mesmo como o exemplo citado, onde criar uma caixa destinada a conscientizar as crianças perante as causas ambientais de preservação.

E para evitar que os alunos tenham que sair de casa a UniFCV providenciou kits para a confecção das caixas, como diz a professora, Cicília Rodrigues Monteiro: “A UniFCV disponibilizou um kit de materiais que tinham na brinquedoteca. A coordenação junto aos professores separaram embalagens individuais para que as alunos confeccionassem as caixas em casa. E depois foram entregues. No final no projeto” e ainda destaca o empenho dos estudantes “Os alunos foram receptivos e criativos, e mesmo de forma remota se dedicaram a realização do projeto! O resultado foi um trabalho incrível que já está disponível na brinquedoteca do UniFCV”, conclui a professora Cicília Rodrigues Monteiro.