O Justiça nos Bairros ocorreu entre a quarta-feira (15) e sábado (18) na Escola Municipal Mauro Padilha em Sarandi. 

O projeto é realizado pelo Tribunal de Justiça, sob a coordenação da Desembargadora Joeci Machado Camargo e leva atendimento jurídico de forma efetiva e gratuita à população carente.

Segundo a professora de Direito, Luciana Fante, que acompanhava os alunos nas orientações, o Justiça no Bairro é muito importante e agiliza o trâmite jurídico: “Nós tivemos a participação de juízes, promotores para homologar, sentenciar e resolver todas as pendências que, se não fosse por esse programa, se arrastaram por um longo período. E a pessoa sai daqui em um único dia com tudo solucionado. Esse é o verdadeiro acesso à justiça, nós estamos proporcionando ela a quem nos procura, é o direito sendo levado a sério”, diz a professora. 

A aluna de Direito, Vanda Gomes, já é uma veterana do projeto, e diz que é sempre muito apaixonante participar: “Desde de 2019 que eu participo, é uma demanda muito apaixonante que desenvolveu em mim esse amor, com projetos sociais assim, que são muito voltados para a prática no dia a dia de ações no judiciário, nós alunos aprendemos muito sobre como a prática de um advogado é implementada, e como somos acadêmicos, nós aprendemos mais das demandas de um futuro advogado”, pontua Vanda.

Para a desembargadora e idealizadora do projeto, Joeci Machado Camargo, a parceria com a UniFCV é extremamente importante e bem vinda: “Então com certeza essa parceria da UniFCV, pra nós, enquanto poder judiciário, é extremamente gratificante. O aluno, tem que participar do projeto, tem que participar da sua comunidade. Ele tem que ter o aprendizado in loco do que está acontecendo para que ele possa ser no futuro um bom promotor, um bom juiz, enfim ele vai amadurecer o seu ideal”, comentou Joeci

Sob o projeto

O projeto Justiça nos Bairros é sempre realizado em parceria com a prefeitura do município em questão, e atende a população vulnerável economicamente, oferecendo um atendimento jurídico gratuito. 

Os alunos do Curso de Direito da UniFCV atuaram no atendimento jurídico, agilizando os processos legais em ações como perda de documentos, casamentos e divórcios. As inscrições dos alunos foram feitas junto ao NPJ (Núcleo de Prática Jurídica).