A exposição de arte foi montada nesta terça-feira (16) pelas turmas de Marketing, Design Gráfico e Engenharia de Design Digital no campus da UniFCV e contou com diversas artes autorais que ficarão expostas até sexta-feira (19).

As artes fizeram parte das disciplinas  de Semiótica, Tópicos Especiais em Design e Tópicos Especiais II, todas orientadas pelo professor Saulo Henrique Justiniano, que afirma que a ideia surgiu a partir de uma aula com a turma de Marketing e permeou em outros cursos: “Isso veio de um trabalho que fiz com os alunos de Marketing sobre a antropologia do consumo, onde pontuamos questões sobre o que é racismo, a origem da desigualdade no Brasil e também sobre o consumo da população negra brasileira. Com isso, pensei em produzir como produto dessa matéria cartazes sobre a questão da conscientização etnorracial. Já nos cursos de Design nós estudamos semiótica e linguagem e resolvemos fazer a exposição também sobre problemas  do Séc. XXI, como LGBTAIfobia.”, afirma o professor. 

A aluna do 2º Semestre de Design Gráfico, Giovana Mariana Mari Da Silva, fez uma releitura da obra “Amendoeira” de Van Gogh e uma arte sobre a diversidade e a liberdade de ser quem quiser: “Eu quis trazer a diversidade de que nós podemos ser o que quisermos e como isso traz a paz e liberdade. Esse é o diferencial para nos destacarmos no mundo, somos todos especiais e não precisamos seguir um caminho igual para brilhar, cada um pode chegar lá do seu jeito”, afirma a aluna.  

A arte na formação acadêmica 

O papel da arte para o ser humano é claro: é por meio de nossas criações que expressam os desejos, angústias e ambições.. Podemos afirmar que ela é indispensável, ainda mais em cursos como Design Gráfico e Marketing que possuem a arte como instrumento de profissão. 

Para o coordenador dos cursos, André Dias, exposições como essa são importantes para a criatividade dos alunos: “É muito importante estimularmos a construção de trabalhos sob este viés, pois com isso alavancamos a criatividade de nossos alunos, eles assumem um papel muito importante em sua trajetória acadêmica, pois acreditamos que é possível alinharmos o ensino superior com uma educação repleta de criatividade, pois isto aumenta as chances deste aluno se destacar no mercado de trabalho, assim como para o desenvolvimento de outras habilidades e competências”, comenta o coordenador. 

Arte e afetividade 

Nós acreditamos que arte tem que ser exposta e não morrer esquecida numa gaveta ou HD. Nosso esforço em montar a exposição tem um motivo, queremos tocar aqueles que passam por elas, da mesma forma que tocou a Giovana em 2019: “Em 2019 eu vim para essa exposição, como uma menina do ensino médio. Vendo vários designer e artistas eu pensei ‘não é só arte. É a história de alguém, um caminho que ela está trilhando’ e isso pra mim já representa muito” e complemente “pra mim o curso de design não é só produto, é sentimento, é harmonia, são sensações que vêm de dentro da gente e o curso acolhe isso”.

A exposição de arte segue em exibição até sexta-feira (19) no campus da UniFCV. Basta ir na recepção e subir pela escada principal para dar de cara com a exposição, ou então pedir orientações na nossa recepção. Estaremos esperando de braços abertos para que possamos prestigiar o talento de nossos alunos, perpetuar a arte e sentir junto com eles. 

Serviço

O que: Exposição de arte 

Onde: Campus Acadêmico da UniFCV 

Quando: 19/11/21

Quanto: Gratuito