A atualidade do tema Alfabetização surge em palestras do Congresso de Educação e Desenvolvimento Social da UniFCV

Nesta quinta-feira (22), demos sequência ao Congresso de Educação e Desenvolvimento Social que, desde o início da semana, se revelou um espaço aberto e produtivo para o debate acerca do cenário atual e das práticas educacionais nele inseridas. A UniFCV se orgulha de receber mais uma sequência de palestras que tanto contribuem para as questões práticas e teóricas que envolvem a docência.

Abrindo a tarde, o Prof. da casa, André Dias Martins, ministrou a palestra A tecnologia como motivação para a aprendizagem. O professor trabalhou os aspectos motivacionais dos alunos pra aprender qualquer conceito das mais variadas áreas do conhecimento, apresentando um estudo de caso de Álgebra, o professor explanou que, mesmo aqueles alunos que não acertavam os exercícios propostos, sentiam-se motivados, pois estavam respaldados por recursos computacionais, frisando a importância dessas ferramentas para motivar alunos e professores no processo de aprendizagem. No que diz respeito ao evento, André Dias Martins destacou a relevância do debate em torno da educação. “Neste período de pandemia, a educação se tornou alvo de muitas discussões, passou por muitas mudanças, por isso discutir e elencar alternativas para o futuro da educação de qualidade é essencial”, frisou.

Após a palestra do professor André Dias, fomos presenteados com mais uma palestra de grande relevância para a Área: Alfabetização e Letramento: a questão dos Métodos, que foi ministrada pela profª Cecília Rodrigues Monteiro. Sem medo de mergulhar na questão dos conceitos Alfabetização e Letramento, a professora trouxe contribuições teóricas que podem ser aplicadas no dia a dia da sala de aula. “É importante discutir essa questão que permeia a vida de tantos educadores: qual é o método correto, se é que ele existe, para alfabetizar?”, comentou a professora.

Às 19 horas, o palco foi da professora Leila Pessoa da Costa, que ministrou a palestra Alfabetização: leitura e escrita, um assunto que, conforme ressaltou a palestrante, é importante não só para a área da Educação, mas para o desenvolvimento social. “Alfabetização é algo muito mais amplo que aprender a ler e a escrever, é sobre o uso da linguagem, é um universo gigantesco”, destacou a docente. Ao longo de sua palestra, Leila trouxe reflexões sobre habilidades de leitura e erros comuns na grafia de alunos dos primeiros anos da educação básica.

Para fechar a noite, a coordenadora de Pedagogia da UniFCV, professora Elaine Rodrigues, ministrou a palestra Interdisciplinaridade, educação e formação do profissional pedagogo, trazendo mais contribuições para os profissionais da área. Nas palavras da palestrante: “A interdisciplinaridade é fundamental para romper com a disciplinaridade, romper com o ensino seccionado, dividido em disciplinas que são muitos limitadas porque não dialogam entre si no processo formativo do aluno”. Para Elaine, o maior benefício da interdisciplinaridade é ter uma formação mais real e menos artificial.

O evento

O Congresso de Educação e Desenvolvimento Social começou na segunda (19) e vai até sexta (23), e será 100% online, conectando os alunos e profissionais das graduações presenciais e EAD de todo o Brasil para debater sobre as possibilidades e deveres da educação. O evento conta com um diverso número de profissionais, de diversas áreas do saber, proporcionando assim uma visão sistêmica e múltipla da educação. As inscrições ainda estão abertas, e podem ser feitas pelo link:  https://bit.ly/2F1841Z