UniFCV realiza 2º Simpósio de Prevenção ao suicídio

O evento virtual será no dia 26 de setembro, voltado aos alunos do curso de Psicologia, porém, aberto para todos que queiram participar do evento que ocorrerá nos seguintes horários:  9h às 12h e das 14h às 16h, contando com nomes de peso como a psicóloga especialista em Gestão em Saúde, Debora Eloiza Braido Zacarias, o professor responsável pelo Projeto Aconselhamento da UniFCV, Eduardo Chierrito de Arruda, professor e autor de livro sobre o tema, Paulo Vitor Palma Navasconi, entre outros profissionais da área.

A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2012) descreve o suicídio como sendo um ato intencional de um indivíduo para extinguir sua própria vida. Neste sentido, a UniFCV surge com o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio, em parceria com a Associação Atlética Acadêmica de Psicologia (Tronos), tendo por objetivo levantar reflexões acerca do fenômeno suicídio na sociedade contemporânea e uma compreensão sobre os possíveis fatores que podem desencadear o suicídio, sobretudo, no contexto acadêmico, bem como conscientizar o público à valorização a vida.

Um dos meios que a UniFCV busca de auxiliar os colaboradores e alunos da UniFCV é por meio do Projeto Aconselhamento, que ouve e auxilia pessoas que estão passando por um momento difícil, ou que apenas precisam de alguém para conversar: “O projeto tem por objetivo favorecer um acolhimento e orientação frente aos temas de saúde mental e o sofrimento psicológico, nesse local ocorre uma escuta atenta e humanizada sobre temas sensíveis ligados à saúde mental e outros contextos dos participantes”, comenta o psicólogo e responsável pelo Projeto, professor Eduardo Chierrito, que também ressalta que os professores precisam ter em mente a pluralidade dos alunos, e saber lidar e trabalhar com isso: “Precisamos ter em mente que nossos alunos vêm de diversos contextos e devemos ter um espaço acolhedor que possa trabalhar essas demandas e até mesmo os sofrimentos”.

As inscrições estão abertas até sexta-feira (25) e podem ser realizadas gratuitamente pelo link: https://bit.ly/3hYEY0A