Agora em fevereiro, a UniFCV volta com as aulas presencias. É uma grande alegria receber os alunos novamente na Instituição, trazendo vida aos corredores. Contudo, 2021 não será como os outros. Saímos de um ano difícil que deixou algumas cicatrizes, mas, sem dúvida, com muitos aprendizados que aplicaremos nesse novo ano letivo. Para que o retorno presencial seja feito da maneira mais segura possível, precisamos ficar atentos às orientações de biossegurança e protocolos a serem respeitados pelos alunos.

Em conformidade com o Decreto nº 6.635 do Governo do Estado do Paraná, publicado no Diário Oficial do Paraná no dia 21 de janeiro, comunicamos que retornaremos às aulas presenciais da graduação no dia 8 de fevereiro de 2021 para os veteranos e no dia 22 de fevereiro para os calouros, seguindo o calendário acadêmico.

Adaptações na estrutura

Foram necessárias algumas mudanças para receber os alunos com segurança, investimos dinheiro e tempo para aplicar medidas, preconizando sempre a saúde dos alunos, professores e colaboradores. Entre essas mudanças, estão os tapetes de higienização dos pés, localizados em todas as entradas da Instituição. A temperatura de todos será aferida sempre que entrar, caso ela ultrapasse os 37,5 graus, será proibida a entrada. Possuímos dois totens de álcool gel na entrada, bem como vários outros dispensers espalhados pelos corredores e salas, as quais são higienizadas ao fim de todas as aulas e seguem à risca o distanciamento preconizado, bem como a redução da capacidade, a fim de evitar aglomerações.

De responsabilidade do aluno

Por mais que tenhamos implementado diversas mudanças na estrutura, a segurança não será garantida sem a ajuda de todos, por isso precisamos que os alunos sigam alguns protocolos também. As salas estarão abertas a partir das 18h para que todos possam se organizar na entrada das aulas, já que não será permitida a permanência dos alunos nos corredores.

Pedimos para que os alunos tragam sua garrafa de água, já que alguns bebedouros estarão disponíveis apenas para encher garrafas. Também pedimos a atenção dos alunos em relação aos intervalos, já que eles serão escalonados para que as turmas sejam liberadas separadamente. Segue a escala de horários dos intervalos:

Período Matutino

1ª aula 8h -9h40

Intervalo 09h40 – 09h55

2ª aula 09h55 – 11h35

Período noturno

1ª aula 19H – 19H45

Intervalo 1 – 19h45 – 19h55

2ª aula 19h55- 20h40

Intervalo 2 20h40-20h50

3ª aula 20h50-21h40

Intervalo 3 – 21h40 – 21h50

4ª aula 21h50 – 22h35

Sobre o retorno facultativo

Fica a cargo do aluno definir se irá comparecer às aulas presencialmente ou remotamente. Caso opte por continuar em casa, é obrigatório informar a sua escolha para a coordenação via requerimento. Além disso as aulas serão transmitidas ao vivo para os alunos e haverá chamada em horário normal.

Caso tenha alguma dúvida a qual não foi esclarecida neste texto, é possível ler o protocolo de retomada na íntegra, fazendo o download do documento.

Contamos com a ajuda e compreensão de todos os alunos para que juntos façamos de 2021 um ano de superação, aprendizado em infinitas conquistas. Sejam bem vindos, sentimos sua falta!