As arrecadações foram feitas durante o ano como parte da campanha do agasalho, que também arrecadou alimentos. Alunos, colaboradores, professores e comunidade externa participaram ativamente das doações.

Uma das instituições escolhidas foi a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que recebeu a doação de alimentos. O auxiliar administrativo da instituição, Danilo Santana de Andrade, comentou que essas doações serão destinadas às famílias que passam por necessidades, principalmente devido ao isolamento social: “Devido ao contexto econômico tivemos diminuição de contribuições, então surgiu a necessidade, principalmente para as famílias carentes. A atividade didática, atualmente, está suspensa e estão sendo feitas algumas atividades por acesso remoto em casa. Esses alimentos doados serão transformados em cestas básicas para essas famílias”, afirma Danilo da APAE.

Já as roupas, que totalizaram 800 peças, entre elas agasalhos e calçados, foram doadas para o Projeto Integrando Povos, ação maringaense fundada em 2018, que busca auxiliar imigrantes haitianos. Um dos colaboradores do projeto Integrando Povos é o pastor e aluno do 3º ano de Psicologia da UniFCV, Flavio Cardoso da Cunha: “Nosso carro chefe é a aula de português, e agora nós paramos um pouco por causa da pandemia, mas continuamos ajudando, no caso com cesta de alimentos e roupas”, comenta o pastor.

“A ideia do projeto surgiu quando fiquei sabendo da realidade dos haitianos na cidade. Um rapaz perdeu a oportunidade de emprego por não falar o português. Por isso, conversando com a Prof. Waldeciria tivemos essa ideia de ensinar a nossa língua para eles, pelo menos o básico. Eles têm bastante dificuldade, mas são muito dedicados. A nossa língua é bem complicada e eu até brinco que eu mesmo até hoje não aprendi tudo”, comenta o pastor Flávio, em meio a risos.

Uma grata surpresa

Uma das maiores preocupações deste ano foi referente à pandemia, contudo, felizmente fomos surpreendidos! Segunda a professora Izabeth da Silveira as doações seguiram firmes e fortes: “Interessante que estamos mantendo a média das doações, não tivemos uma queda por causa da pandemia, a divulgação foi feita por meio da internet e os alunos abraçaram a campanha, trazendo as doações aqui, então, em termo de volume arrecadado, nós mantemos uma média interessante, ficamos surpresos com as participações de alunos, colaboradores e professores”, pontua a professora.

As doações tanto para a APAE quanto para o Projeto Integrando Povos podem ser feitas a qualquer momento do ano. Para doar para APAE basta ligar para (44) 3255-2055 e para o Integrando Povos é só entrar em contato com o pastor Flávio pelo telefone: (44) 9 9955-0870.