Com início na última segunda-feira (27), a semana pedagógica da UniFCV reuniu os professores para dar início no processo de formação continuada deles, por meio de palestras e oficinas com temas que variaram de dicas e tutorias para as ferramentas online, até sobre a ressignificação do papel do professor frente às dificuldades de aprendizagem e as deficiências.

Abrindo o primeiro dia tivemos a palestrante, Profª. Dra. Leila Pessôa Da Costa, que falou sobre os compromissos necessários à profissão docente, segundo ela é papel do professor ter sensibilidade para com seus alunos: “Nós temos várias opções e uma escolha, e ser professor é uma escolha, uma que deve ser feita de forma apaixonada pois as dificuldades são muitas, o contexto é árduo, então é preciso fazer essa escolha com o coração”.

Outro assunto abordado pela palestrante foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Nós temos os ODS que são para serem alcançados até 2030, e é importante que o professor consiga situar seu trabalho dentro deste contexto, pois nossos alunos serão os futuros profissionais. Dentre os objetivos falamos de várias coisas, como a qualidade de ensino que é algo que fala diretamente com a docência”, porém ela reconhece a nossa distância em cumprir as metas: “Ainda estamos longe de alcançar essas metas, somos um pais extremamente preconceituoso, o resultado das últimas eleições, acredito eu, que polarizaram muito nosso pais”, contudo, quando questionada se ainda temos tempo de mudar a professora afirma: “Acho que é sempre tempo. Eu falo que todo professor é um crédulo, ele tem que acreditar, eu acho isso muito importante”.

Outro destaque da semana foi a palestra com a professora e diretora da APAE Maringá, Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, que palestrou sobre a ressignificação do papel do professor frente às dificuldades de aprendizagem e as deficiências: “A maior dificuldade do professor é o desconhecimento, de não saber como lidar ou lecionar para essa pessoa, e nós temos que mostrar que, mesmo sendo uma pessoa com deficiência, nós nunca devemos trabalhar pelas dificuldades, mas sim pelas potencialidades, em notando seus atributos podemos extrair o melhor do aluno, e cada aluno é um, logo precisamos de uma visão individual”, afirma a professora.

Pratas da casa

A semana pedagógica é um evento importantíssimo, é durante ela que os professores vão poder alinhar com os diretores como prosseguir durante o ano, fora que é o momento em que recebemos os novos docentes e os inserimos neste novo ambiente profissional.

Segundo a coordenadora pedagógica, Profa. Izabeth da Silveira, a semana é de grande importante para o alinhamento de estratégias e discussões: “É o momento em que pensamos juntos todas as atividades do ano letivo. Primeiro precisamos que pensar na nossa ação como professores, como organizar o conteúdo, quais tecnologias usar, logo este é um momento importante, pois criamos discussões sobre o papel do professor e, em coletivo, podemos pensar o que iremos oferecer para os estudantes em 2020”.

Além de outros palestrantes convidados, a semana pedagógica contou com alguns professores e diretores da própria UniFCV, que pegaram o microfone para compartilharem mais conhecimento e experiências de sala de aula, perpetuando o ciclo de conhecimento proporcionado nesta semana pedagógica, garantindo que nossos professores estejam prontos para encararem a sala de aula novamente!

takipçi satın al

Assessoria de Imprensa – UniFCV