O artigo escrito pela coordenadora do curso de Psicologia da UniFCV, Michelle Santos, e pela aluna do 9º semestre de Psicologia, Isabella Karen Borges dos Santos, aborda a importância da orientação profissional para adolescentes durante a formação de carreira, bem como os benefícios do programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo a inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho, além de ofertar cursos que são realizados de forma simultânea com a aprendizagem prática na empresa.

No decorrer do artigo intitulado “A importância da orientação profissional e a contribuição do programa jovem aprendiz para os adolescentes” as pesquisadoras discorrem sobre a percepção do adolescente perante os olhos da sociedade e da biologia, sendo este um ser em fase de transformações, uma etapa importantíssima, na qual o indivíduo está estruturando sua identidade, formando conceitos e autonomia.

As pesquisadoras afirmam que a presença de um uma orientação é quase indispensável para a formação desse jovem na sua jornada pelo mercado de trabalho: “A escolha profissional se torna um ponto muito marcante na vida do jovem, visto que a escolha de uma profissão ou até mesmo de um emprego temporário se torna um verdadeiro divisor de águas para se conquistar a tão preterida independência, e é justamente essa fase do desenvolvimento que é acompanhada por grandes transformações. Para tanto, surge a necessidade de se ter um mediador, alguém que possa facilitar o processo de apropriação de possibilidades.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Psicologia da UniFCV, Michelle Santos, o Programa Jovem Aprendiz é uma ótima ferramenta de inserção do jovem no mercado de trabalho, pois faz isso enquanto capacita e guia o adolescente: “O programa jovem aprendiz serve como um grande condicionador para os jovens com uma empregabilidade leiga. É o primeiro momento que o jovem pode ser inserido no mercado de trabalho e com oportunidade de ter mediadores neste processo. O programa também passa por um processo de sócio educação, então ele tem aulas em paralelo ao trabalho na empresa, é uma preparação mediada, ele não é só jogado no mercado de trabalho, como é o primeiro contato com o emprego é muito importante ele ser mediado por alguém que abra possibilidades”, afirma Michelle.

PIIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro universitário Cidade Verde, tem o objetivo de fomentar nos alunos a vontade de criar e desenvolver pesquisas científicas. O programa seleciona projetos dos estudantes e oferece toda ajuda metodológica para que eles consigam progredir na pesquisa. Para o orientador da pesquisa supracitada, o programa é importantíssimo: “O PIIC é fundamental para inserir os alunos no contexto da pesquisa, mostrar a relevância disso para o avanço nas áreas de estudo dos alunos”.

O programa acontece todo ano e você pode conferir mais informações sobre em nosso site https://presencial.unicv.edu.br/piic/29/piic