A ação faz parte do Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, criado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em parceria com 46 universidades, entre elas a UniFCV. Os alunos voluntários poderão receber a partir de 30 e 60 horas extracurriculares pelos serviços prestados no primeiro (ou nos dois turnos das eleições), bem como para os que atuarem como administradores de prédio, auxiliares de serviços eleitorais, dentre outras funções de colaboração.

A iniciativa já demonstra um impacto considerável no número de mesários inscritos como voluntários no Paraná, tendo em vista que quase 65 mil alunos já se inscreveram, mais do que o triplo de voluntários de 2018. Ainda existem vagas, já que são necessários 88 mil mesários.

Além de horas, estão previstas ações de troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, servidores e autoridades da Justiça Eleitoral, tendo como objetivo o princípio que a união entre universidades e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação e cidadania.

Como funciona?

O alunos que desejam serem voluntários para receberem as horas extracurriculares devem formalizar o cadastro pelo site www.tre-pr.jus.br e clicar na opção “mesário voluntário” ou então comparecer no Cartório Eleitoral, onde é possível ter mais informações sobre o projeto. A concessão será de, no mínimo, 30 horas extracurriculares para universitários maiores de 18 anos, que participarem do treinamento (presencial ou à distância), e atuarem como mesários em um turno de votação. No caso de um possível segundo turno a mínimo será de 60 horas.

Para mais informações e dúvida entre em contato com o Cartório Eleitoral de Maringá, localizado na Av. Dr. Gastão Vidigal, 605 ou pelo telefone: (44) 3226-3015