O trabalho com o tema “A Influência do Polo de Apoio Presencial na Construção do Conhecimento do Aluno de Educação a Distância (EAD)” foi apresentado, remotamente, no 26º Congresso internacional ABED de Educação a Distância – CIAED.

Que o EAD é uma revolução na maneira que disseminamos conhecimento todos já sabem, contudo, pouco se diz sobre as dificuldades que essa modalidade traz, como o distanciamento físico, a falta do contato presencial e outros. É exatamente nesse aspecto que entra o trabalho da nossa Analista de Expansão, Kaciara Fernanda Biazus, que se propôs a escrever sobre quais atitudes os polos devem tomar a fim de manter o aluno interessado no aprendizado e como se fazer presente, mesmo estando longe: “O artigo se propõe a questionar como o polo consegue trabalhar a educação do aluno sem um contato físico. Ele não vai dar uma aula para o aluno no polo, mas a forma com a qual ele trabalha o conteúdo pode influenciar o aluno a se dedicar mais. Nós temos muitas realidades no Brasil, e alguns alunos dependem desses polos para conseguir coisas como acesso a internet, então ajudar o aluno e motivar ele é essencial para que o mesmo continue seus estudos”, pontua a pesquisadora.

Antes de trabalhar na UniFCV, a profissional já estava envolvida no ramo da educação. Formada em pedagogia, Kaciara trabalha com EAD há 10 anos. Atualmente, no setor de Expansão, Kaciara fica responsável pelo treinamento dos polos e comenta que seu artigo ajudou na execução do serviço: “Meu trabalho é treinar os polos, o que eu estudei no artigo foi pensando em como o polo pode agir para motivar esse aluno. Então, no dia a dia, quando auxilio um polo, preciso pensar: qual a realidade do local, do aluno, como eles vão trabalhar? Aí é preciso pensar e se adaptar, sempre tendo em mente os fatores que cercam essa região”, comenta Kaciara.

Ciente dos desafios do EAD, nós continuamos progredindo, sempre aprendendo mais para ensinar melhor, pessoas como a Kaciara são o motivo da UniFCV estar presente em todas as regiões do Brasil. É esse sonho de compartilhar uma educação emancipadora e democratizante que nos move todos os dias. “Eu sou pedagoga, e logo que comecei a trabalhar caí de paraquedas no EAD. Era tudo muito novo e logo me apaixonei, pois eu acredito na democratização da educação, e como nós vamos democratizar se não chegar em todos os lugares? Nós só vamos conseguir chegar com polos bem preparados”, concluí Kaciara.