A Aula Magna de DSG (Design Gráfico) e ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) ocorreu na semana passada, e veio para apresentar os cursos aos calouros, bem como uma palestra especial sobre a importância da ciência para o conhecimento, ministrada pelo doutor em engenharia elétrica e computação, Everton Gomede.

Durante a palestra, o doutor Everton trouxe diversos exemplos de práticas pessoais e profissionais, ligados ao assunto para os alunos de graduação e Pós-graduação das diversas áreas da tecnologia da informação e comunicação, que buscam sanar as dúvidas dos alunos que ingressam no ensino superior com inúmeros questionamentos sobre os possíveis caminhos dentro da profissão.

O tema da palestra foi “A importância da Ciência para o Conhecimento”, que reflete o fato da ciência estar em constante transformação ao decorrer da história, sempre mudando o mundo a nossa volta e, em nenhum período de nossa história, essa transformação foi tão veloz como nas últimas décadas, que apresentam um crescimento exponencial.

O coordenador dos cursos, André Dias, pontua que a ideia da palestra veio com base numa demanda da atualidade: “Temos observado claramente que neste ano, um ano um tanto quanto atípico, uma grande transformação da tecnologia, onde as pessoas começaram a trabalhar remotamente, onde os alunos começaram a estudar remotamente e as empresas adotaram o home office. Logo, diante dessas mudanças empreendidas pelo modo de vida contemporâneo, a tecnologia, como ciência e profissão, também tem passado por evoluções e constantes atualizações, assim, esse assunto tem como objetivo compreender a importância da ciência, tecnologia e inovação, sobretudo nesse período de pandemia”.

Diante da efemeridade desses tempos voláteis, torna-se indispensável um conhecimento, mesmo que superficial, de tais ferramentas. E uma oportunidade de negócios a compreensão das mesmas num nível especializado, transformando assim os profissionais da área em cobiçadas pérolas, e ferozmente disputados no mercado de trabalho.