Nos dias de hoje, as tecnologias de transporte e comunicação facilitaram muito a vida das empresas, o que proporciona inúmeros debates sobre a melhor forma de agir visando uma boa produtividade e muito lucro. E é claro que, em meio a tantas possibilidades, surgem inúmeras teorias e vertentes de trabalhos para atingir metas. Foi essa pluralidade de ideias que instigou o surgimento de um artigo científico, escrito pelos alunos Amarildo de Paula Junior e Caroline Rodrigues Ribeiro e o professor Luiz Henrique Poloschi Tomé.

O artigo, produzido no PIIC, é intitulado: “Aglomeração produtiva e netchain: contribuições para a criação de valor nos sistemas agroindustriais”  e foi destaque na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, uma revista com alcance internacional e de grande renome, como comenta o orientador, Luiz Henrique Paloschi Tomé, que desta a sua felicidade em ser contemplado na publicação: “Foi muito bom, uma realização muito importante para quem faz pesquisa, essa é uma das revistas mais importantes do Brasil na sua área. A revista é brasileira, mas tem alcance internacional, tanto que o artigo foi publicado em duas versões: português e inglês”, afirma o orientador e professor da UniFCV.

De acordo com os pesquisadores, essas vertentes possuem um problema em comum, sendo necessária uma análise menos unidimensional: “O problema central é compartilhado pelas abordagens apresentadas. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo consiste em discutir as conexões entre as abordagens de aglomerações produtivas, ações coletivas e netchains sobre a criação de valor nos sistemas agroindustriais, a fim de demonstrar que essa problemática não pode ser encarada de forma unidimensional. A discussão está focada na complementaridade das abordagens em torno de uma temática bastante recorrente: a cooperação entre os agentes na busca de eficiência econômica e competitividade”, apontam os autores.

O foco do artigo é abordar tanto as aglomerações produtivas quanto as ações coletivas, além de pontuar como ambas podem unir-se em prol de uma maior efetividade industrial: “É um artigo teórico que propõe uma aplicação conjunta de duas abordagens teóricas na análise de sistemas agroindustriais. A contribuição do artigo é juntar essas duas abordagens, já bastante difundidas, por considerarmos que elas se complementam. As duas abordagens são: ações coletivas e aglomerações produtivas”, pontua o professor.

PIIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro universitário Cidade Verde, tem o objetivo de fomentar nos alunos a vontade de criar e desenvolver pesquisas científicas. O programa seleciona projetos dos estudantes e oferece toda ajuda metodológica para que eles consigam progredir na pesquisa. Para o orientador da pesquisa supracitada, o programa é importantíssimo: “O PIIC é fundamental para inserir os alunos no contexto da pesquisa, mostrar a relevância disso para o avanço nas áreas de estudo dos alunos”.

O programa acontece todo ano e você pode conferir mais informações sobre em nosso site https://presencial.unicv.edu.br/piic/29/piic