As alunas de psicologia da UniFCV, Isabella Karen Borges dos Santos e Débora Kelly Duarte da Silva apresentaram o artigo “A ‘adultização’ da infância na contemporaneidade”. Durante o Congresso Internacional de Psicologia da UEM. O artigo foi apresentado em forma de resumo expandido e chamou atenção de uma editora que convidou as alunas para publicarem o trabalho como um capítulo de livro.

A ideia do artigo partiu de um gosto em comum, a infância: “Pensamos muito no que podíamos pesquisar sobre a criança e percebemos a importância de abordar como elas estão sendo adultizadas, é um assunto bem amplo e precisa ainda ser continuado. Fomos pelo lado de ações de marketing, no entanto, ainda existem outras vertentes para serem pesquisadas. Como tivemos apenas um ano para realização da pesquisa o tempo foi curto, mas não vamos parar”, conta Débora sobre o artigo.

Adultos infantilizados e crianças adultizadas

No trabalho as alunas definem a adultização como “a diminuição das divisões entre a infância e adolescência”, fazendo uma convergência entre o mundo adulto e infantil, que pode ser notado nos discursos, conversas, vestimentas e costumes, tanto infantis quanto adultos. Um detalhe vital nesse procedimento é a publicidade.

O fenômeno torna-se mais forte quando analisamos a publicidade direcionada às crianças, como produtos de beleza desenvolvido especialmente para as meninas, fazendo com que elas, precocemente, vejam-se dentro das exigências e preocupações com os padrões de beleza. Quando analisamos a publicidade voltada para os adultos percebemos o oposto, uma incessante busca pela jovialidade e o resgate da juventude.

PIIC

Débora foi uma das alunas reconhecidas pelos PIIC, que ajudou ela na elaboração do artigo que, futuramente, virou capítulo de um livro: “Publiquei meu artigo do PIIC como capítulo de um livro na editora Atena, no livro Psicologia e Suas Diversas Áreas de Atuação 2. Isso só foi possível devido a apresentação no Congresso Internacional de Psicologia da UEM em 2018, o artigo foi apresentado em forma de resumo expandido e foi para os anais do congresso. Diante disso, a editora acabou lendo o resumo e me convidando para fazer publicação como capítulo de livro”.

O PIIC é o Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário Cidade Verde, que tem por objetivo central o desenvolvimento da pesquisa científica pelos alunos e professores da UniFCV. A Débora foi uma das alunas selecionadas pelo projeto, caso você tenha vontade de escrever um artigo é só mandar um e-mail para piic@unicv.edu.br que iremos de orientar sobre os prazos de inscrição e possibilidades do programa.

Assessoria de Comunicação – UniFCV

tiktok takipçi satın al