De acordo com a pesquisa da aluna de psicologia da UniFCV, Any Elise Braga, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 10 à 24 anos; para cada suicídio há, em média, 6 pessoas próximas da vítima que sofrem intensas consequências emocionais, sociais e econômicas. Impactada pelos dados, a aluna decidiu elaborar um artigo com a ajuda do Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário Cidade Verde (PIIC), e conseguiu inclusive, ser incluída num livro.

“Percebi a necessidade que havia de ser dito e estudado sobre o suicídio na adolescência. Isso só foi possível devido a possibilidade de apresentação no Congresso Internacional de Psicologia da UEM, o artigo foi apresentado em forma de resumo expandido e, por figurar nos anais do congresso, uma editora acabou nos convidando para fazer a publicação em forma de um capítulo”, comenta Any.

Os casos são grandes, e as causas muitas vezes são relacionadas à convivência social do jovem, seja dentro ou fora de casa. A rigidez e a violência dos pais, repressão de subjetividades e isolamento prejudicam o jovem, que pode ver no suicídio uma saída para seus conflitos não elaborados: “Há uma pressão em relação ao olhar dos pais, que querem o melhor para os filhos, mas às vezes ele o afasta e a comunicação fica falha; adolescentes têm a tendência de andar em grupos e como será que está o grupo desses jovens? Como está a relação interpessoal deles? São questões que devemos observar e não invisibilizar o sofrimento, tentar criar um vínculo e até mesmo políticas públicas de prevenção e promoção de saúde mental”.

Claro que não podemos simplificar a causa do suicídio dentro de uma cartilha, como uma doença que apresenta sintomas, cada pessoa é diferente, logo os sinais também podem variar, já que cada um expressa a sua dor de uma maneira diferente, como comenta a aluna: “É evidente que o suicídio na adolescência é um tema de grande relevância e curiosidade, devido aos altos índices mundiais e em nosso país, como demonstram as estatísticas. Esse fenômeno do suicídio não é algo que se possa prender dentro de um aspecto, por que quando falamos de adolescência existe uma série de fatores. O suicídio é uma morte que pode ser evitada; o apoio familiar, escolar e da comunidade tem grande relevância”.

Projeto Aconselhamento

A UniFCV disponibiliza para os seus alunos o Projeto Aconselhamento, serviço do centro universitário cidade verde que fornece apoio educacional e psicológico dentro da instituição, transformando-a assim em um local de escuta e acolhimento.

No projeto os alunos serão acompanhados por um profissional, e receberão orientações práticas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, além de ajudar a identificar sofrimentos psicológicos, e como lidar com eles.

Os atendimentos são sigilosos, porém as vagas são limitadas, caso tenha interesse é possível fazer um agendamento e participar do projeto, basta enviar um e-mail para aconselhamento@unicv.edu.br 

Assessoria de Comunicação – UniFCV.

çeşme escort