As palestras foram realizadas por meio do Google Meet do dia 30/11 a 01/12 e contaram com diversos profissionais dos dois cursos

Iniciar uma graduação é um grande momento na vida, porém não é livre de complicações. Se acostumar com uma turma nova, fazer trabalhos em grupo, lidar com mais responsabilidades, nada disso é fácil, ainda mais em 2020, quando os calouros tiveram mais uma dificuldade, a adaptação com o ensino remoto. Contudo, nem a pandemia foi o suficiente para impedir nossos alunos de criarem projetos fenomenais! Para encerrar o ano, oferecemos a 1ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, um momento em que os estudantes puderam compartilhar suas produções e acompanhar palestras com os profissionais da área.

Os temas abordados foram: Mobilidade Urbana, Requalificação de vida após os 60 anos e Ergonomia e Produtividade no Ambiente de Trabalho. A partir deles, os alunos tiveram a possibilidade de se dividir em grupos para a realização de concepções de ideias, desenvolvimento de objetivos, justificativas, desenhos dos espaços e avaliação financeira dos seus projetos, tudo com a orientação dos professores, que apontavam pontos a serem melhorados e guiavam os estudantes pelo caminho correto.

Segundo a coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, professora Laís de Oliveira, a semana acadêmica proporcionou aos alunos a chance de aplicar seus conhecimentos em diversos trabalhos: “Os alunos realizaram a apresentação dos seus projetos para uma banca qualificada que contou com profissionais da área e professores da UniFCV. Esta experiência proporcionou aos alunos uma oportunidade colocar em prática os seus conhecimentos prévios e os adquiridos nas disciplinas cursadas no semestre, além de experimentar a realidade de exposição de suas ideias, receber comentários sobre a qualidade, relevância e diferenciais dos seus projetos, além de simular sua postura no mercado de trabalho com profissionais notórios da área”, afirma Laís.

O evento foi realizado inteiramente pelo Google Meet, mas, mesmo assim, foi uma oportunidade singular dos alunos conhecerem novos profissionais e, o mais mais importante, apresentarem todo o seu potencial para profissionais já atuantes da área, criando assim o tão desejado networking e promovendo oportunidades de estágios e empregos logo no primeiro ano da faculdade.  

Uma resposta

  1. Para os profissionais que projetam e executam as obras e a mobilidade das cidades, as discuss es direcionaram olhares. Por isso importante esse tema e o trouxemos dentro da Semana Acad mica para dar o devido valor. Para que todos os envolvidos possam pensar em acessibilidade e os nossos acad micos possam ter essa sensibilidade na atua o futura , apontou o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Cristiano Goulart. Os representantes dos rg os p blicos tamb m foram chamados para promover pol ticas mais efetivas. Sabemos que temos ainda a es pontuais nos espa os j constru dos. Temos tentado avan ar, como nas urbaniza es que exigem o cumprimento das normas, mas temos muito a melhorar , reconheceu o secret rio de Planejamento de Toledo, Norisvaldo Penteado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *